Por que a Semiologia Importa?

O filósofo inglês Roger Scruton em seu documentário entitulado Por que a beleza importa?, disponível no Youtube, cita a frase do arquiteto norte-americano Louis Sullivan “a forma segue a função” como sendo o resumo de uma tendência arquitetônica pós-moderna quando a beleza perde lugar para a função.

Durante a minha graduação em Medicina, estudava angustiado aquela quantidade enorme de manobras e sinais semiológicos, ora ansioso por acreditar ser impossível memorizá-la, ora pensando se aquilo tudo serviria para a minha vida prática. Afinal os tempos mudaram e os velhos semiotas que deram seus nomes estranhos a tantas manobras semiológicas não tinham acesso às maravilhas da tecnologia e vê-los nas fotos com seus bigodes escuros e casacões de veludo me distanciavam ainda mais daquele velho mundo.

Será que a identificação de um sopro cardíaco perceptível apenas pela sutileza de determinada manobra, agora, não viria através de um ecocardiograma? Ou que a identificação da circulação colateral no abdome de uma paciente com hipertensão portal ainda seria necessária em um hospital que tem um ultrassom?

A Semiologia ainda importa?

Felizmente conheci Roger Scruton e então entendi que,  assim como Louis Sullivan, nós estamos privilegiando a função à beleza, buscando apenas a utilidade prática dos nossos atos e deixando de lado a arte por trás de Medicina.

Não vou negar a utilidade da tecnologia e dos seus avanços benéficos e muito menos propor que abramos mão dela.

O que precisamos, com urgência, é relembrar que uma manobra semiológica bem feita escancarando diante dos nossos olhos um sinal clínico oculto, ainda que o mistério diagnóstico já tenha sido desvendado pela tecnologia, nos prova num ato inútil que há beleza ao nosso redor. Uma beleza inobservada senão por aquele que consegue tocá-la com as mãos e senti-la com o coração.

Como disse Oscar Wilde em O Retrato de Dorian Gray,  “Toda a arte é inútil”.

A Semiologia importa.

Leave a Reply

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s